7.2.09

BEM VINDOS, QUERIDOS ALUNOS DA TURMA DE TURISMO NOITE!

Olá, queridos. Nossa primeira aula foi muito prazerosa!!
Que bom que estaremos juntos no semestre!
Sexta-feira, último tempo, tem que ser assim: estimulante todos os dias. Quem já viu a entrevista com Augusto Boal no You Tube já sabe do que estou falando!!

Aqui você postará o relato sobre os primeiros aprendizados extraídos nesta primeira dinâmica na disciplina de Comunicação Social, ok? Valerá dois pontos extras. Não deixe de assinar os nomes dos integrantes do grupo.

O relato deverá ter um título interessante, com 20 a 30 linhas, não esquecendo de assinar o nome dos integrantes do grupo. Caprichem no texto, uma das habilidades essenciais para o turismólogo chegar ao topo, certinho?

Aproveitem para visitar vídeos, links e outras notícias publicadas especialmente para manter você atualizado este semestre no nosso blog... e comentem!!

Com grande carinho, aguardando os comentários de vocês!

Ana Beatriz Goulart Pereira
Profesora de Comunicação Social
Turismo - VII Período - Noite

9 comentários:

Leidiane Sampaio disse...

A pressão do mercado de trabalho

Na primeira aula de Comunicação Social participamos de uma dinâmica na qual pudemos perceber quais são as dificuldades que um profissional deve enfrentar e quais as habilidades o mesmo deve ter para está sempre acompanhando o mercado. Na discussão do grupo notamos principalmente que a pressão, que foi algo bem demonstrado pela dinâmica, é um fator que pode influenciar no comportamento das pessoas.

Podemos perceber que atualmente o mercado tem sido cada vez mais exigente ao buscar os colaboradores que irão fazer parte de sua equipe. Como é de costume, as empresas oferecem desafios ao profissional, que pode se sentir motivado ou não com certo nível de pressão no trabalho. E o mercado de trabalho nos impõe cada vez mais que estejamos sempre prontos e dispostos enfrentar obstáculos.

Trabalhar além do horário normal, exigências para atingir constantes metas e objetivos, acompanhar sempre as exigências do consumidor, observar o seu diferencial com relação à concorrência. Isso e muitas outras coisas geram conseqüências para o profissional, pois começam a desenvolver várias atividades ao mesmo tempo e não conseguem finalizá-las. A sobrecarga é algo que desgasta e por isso torna-se necessário às pessoas uma avaliação sobre os seus objetivos e o seu desempenho.

Por isso o profissional de hoje deve ser pró-ativo sabendo administrar o tempo para diminuir as conseqüências da pressão, priorizando atividades, definindo objetivos diários, organizando-se de acordo com o que for proposto nas atividades. Buscando sempre o bem estar com o que faz para que não prejudique a si mesmo e a instituição a qual trabalha. Evitando que a rotina seja desgastante e que o trabalho se torne um fardo.

Turismo - VII Período - Noite
Bárbara Aparecida
Leidiane Sampaio
Marcos Vinicius

Cynthia Alencar disse...

Desafios e dificuldades no ambiente de trabalho

Dinâmicas nem sempre são unanimidade, mas com uma coisa todos devem concordar: o resultado quase sempre é positivo e nos possibilita aprender muito, seja sobre situações frequentes no nosso cotidiano, sobre o outro ou sobre nós mesmos.

A dinâmica proposta pela professora Ana Beatriz em nossa primeira aula fez com que pudéssemos observar de forma mais atenta e crítica certas atitudes e compara-las às situações do dia-a-dia do relacionamento, especialmente no ambiente de trabalho.

Apesar do trabalho em equipe, cada membro do grupo tinha uma função definida e suas próprias preocupações. Por outro lado, assim como em uma empresa, o erro ou a falta de atenção de um poderia prejudicar sua equipe ou outro grupo.

Como na dinâmica, no ambiente profissional cada pessoa reage de uma forma quando trabalhando sob pressão. Algumas pessoas não conseguem executar diversas atividades ao mesmo tempo, escolhendo apenas uma para fazer bem feita, e outras, com o nervosismo, não conseguem fazer nenhuma das tarefas propostas.

Trabalhar sendo avaliado é outro fator importante que influencia diretamente no comportamento das pessoas. Existem profissionais que têm dificuldades em receber bem críticas negativas, enquanto outros usam esse feedback para corrigir possíveis deficiências e melhorar seu desempenho dentro da empresa.

Um destaque feito pela professora diz respeito às escolhas. Toda escolha, por mais simples e sem importância que pareça, tem suas consequencias, não apenas individuais como também coletivas.

A professora chamou a atenção para a criação de regras que não existem na realidade. São meras suposições que acabam nos impedindo de fazer certas coisas, inclusive empreender.

Trabalhar sob pressão, com prazos e diversas tarefas a cumprir e sujeito à avaliação é comum nos dias de hoje, mas nem todos estão preparados ou têm esse perfil quase sempre exigido pelo mercado.

Turismo - VII Período - Noite
Ana Paula
Cynthia Alencar
Marcela

Anônimo disse...

A DIFICULDADE DO SER HUMANO LIDAR COM A PRESSÃO DO TEMPO E A OBSERVAÇÃO DAS PESSOAS.


Em nossa primeira aula de comunicação social, realizada no dia 6 de fevereiro, no Centro Universitário Newton Paiva, participamos de uma dinâmica aplicada pela professora Ana Beatriz, na qual tivemos que realizar 2 atividades ao mesmo tempo: colocar a linha numa agulha e falar sobre nossa vida, sendo que teríamos que concluir em 30 segundos a fala, tudo isso com um grupo diferente nos observando e controlando nosso tempo. Analisamos as reação das pessoas no momento em que a dinâmica estava sendo realizada e percebemos que a maioria das pessoas tem uma certa dificuldade em executar suas atividades, sabendo que tem um tempo limite e que ainda assim, as pessoas ao seu redor estão observando-a. Todos nos temos atividades rotineiras, muitas delas são repetidas varias vezes durante o mesmo dia. Sabemos também que sempre temos alguém que esta de olho no nosso serviço para analisar e certificar que esta sendo bem executado, além de estarmos sempre lidando com o tempo. Porém esses fatores de tempo e alguém que nos observa ficam subtendido em nosso dia-a-dia e quando isso é nos colocado abertamente, ficamos sem saber como agir, muita das vezes quando se vê rodeado por superiores ao seu cargo sente-se na obrigação de acertar sempre; quando é novo no local e diz ou faz alo errado provocando risos, prefere ficar calado a correr o risco de errar novamente. Por isso, muitas pessoas acabam tendo duas preocupações de uma só vez: a de aprender e a de ser respeitado. E é exatamente essa pressão, que as pessoas se impõe atrapalhando o aprendizado. Portanto, não é uma questão de incompetência nata para aprender. É uma questão de saber lidar com o lado emocional.

Turismo - VII Período - Noite
Fabiana Monteiro
Natalia Ramos
Angelica...

Anônimo disse...

Trabalhando para o mercado

Na primeira aula de Comunicação Social, realizamos uma dinâmica na qual percebemos as dificuldades e benefícios de se trabalhar em equipe. Trabalhando dessa forma, concluímos que os resultados se tornam positivos e favoráveis.

A dinâmica nos remete a enxergar as exigências do mercado que requer profissionais cada vez mais dinâmicos e capacitados, que saibam exercer várias atividades respectivamente e ainda serem avaliados.

O mercado cobra cada vez mais esse tipo de profissional, que possua idéias empreendedoras, seja eficiente e responsável, tenha capacidade para trabalhar em equipe e que saiba exercer e cumprir atividades de liderança.

A abertura de mercado desafia todos a superar seus limites, seja na comunicação, seja no entendimento das diferenças culturais, mas, sobretudo, democratizando possibilidades. E ao nosso ver, é um mundo feito sob medida para profissionais que acreditam no impossível, enxergam novas oportunidades e corajosamente, ultrapassam qualquer fronteira.

Turismo - VII Período - Noite
Amanda Xavier
Ana Cláudia
Camila Mendes
Renata Miranda

Ana Beatriz Goulart Pereira disse...

Grupo da Leidiane: bacanérrimo, focaram um aspecto da dinãmica, sem nem mesmo falar da dinâmica.
Bom texto, com início meio e fim e contéudo muito coerente!

Ana Beatriz Goulart Pereira disse...

Grupo da Ana Paula - muita precisão e completude no texto de vocês. Relatam vários aspectos importantes percebidos durante a dinâmica. Perfil muito bacana de ser observado para o Turismólogo, não é?

Ana Beatriz Goulart Pereira disse...

Grupo da FAbiana Monteiro: Equilíbrio emocional, foram no cerne da dinâmica, ponto que nos permite melhor desempenho em todos os desafios aos quais fomos expostos na mesma.

Dica: Em alguns pontos do texto, o leitor se perde, fica sem sentido a amarração. Não pra quem esteve lá, mas para os leitores que não participaram do processo. Isso acontece, quando escrevemos contando com o que temos na cabeça, como se o leitor já tivesse obrigação de saber o que eu sei. Mas, sabemos, nem sempre é assim, ok?

Ana Beatriz Goulart Pereira disse...

GRUPO DA AMANDA: bacana o texto de vocês, sintético. Agora, ninguém destacou a forma divertida de aprender, não é? Bom demais até aqui. Obrigada por postarem!

Emmanuelle disse...

B. Business English

Professora Bia,

Concluo que todo esse caminho percorrido na Faculdade, o curso de comunicação está sendo surpreendente!
Poderíamos pensar qual a razão de estudarmos Comunição Social em curso de Turismo, mas chegaria ao mesmo ponto infantil de quando pensávamos, pra que estudar matemática, se vou ser Jornalista, Turismológa, médica, ou advogada?
A resposta, vem depois de alguns anos de banco escolar e universitário, com muito respeito e ousadia: Tanto um quanto o outro servem -nos para ampliar horizontes, fazer com que sejamos profissionais mais completos, com que pensamos mais logicamente, e para que não sejamos mais um profissional entubado em uma única especialidade! Sejamos pró-ativos, sejamos multi, não estamos no mercado para somar ou agregar, e sim para multiplicar, potencializar...
Estas aulas não somente me ensinam teoria mas também, o desenvolvimento profissional, já que tanto a aula do Microsoft Publisher e esta aula do blog, me ajudaram, a me expor no mercado de línguas de uma maneira mais ousada, e completa!
Muito obrigada por nos conduzir por este caminho,
Emmanuelle Costa